Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico > Denominação Histórica
Início do conteúdo da página
Acessos: 882

"BATALHÃO GENERAL FELIPPE ANTONIO XAVIER DE BARROS"

     Nascido na cidade de Taguatinga, então pertencente ao Estado do Goiás, em 5 de novembro de 1878, incorporou ao Exército Brasileiro em 1º de março de 1897 no 20º Batalhão de Infantaria pertencente àquele Estado como voluntário pra servir por cinco anos como recruta, onde demonstrou desde cedo pendor para a carreira militar.

     No dia 2 de abril de 1900, apresentou-se na Escola Preparatória de Realengo, Rio de Janeiro, RJ, a fim de continuar os estudos, cuja conclusão do Curso de Oficial ocorreu em 25 de março de 1902, sendo então desligado da referida Escola para prosseguir os estudos na Escola Militar do Brasil.
     Em 10 de janeiro de 1907, foi promovido ao posto de 2º Tenente da Arma de Cavalaria, sendo posteriormente transferido para a Infantaria, em 18 de abril de 1907.

     Em 3 de abril de 1908, concluiu o Curso de Estado-Maior e Engenharia Militar, sendo-lhe conferido o Grau de Bacharel em Matemática e Ciências Físicas, indo servir junto à Direção Geral de Engenharia do Estado-Maior do Exército, onde em 30 de outubro de 1909, foi promovido ao Posto de 1º Tenente.

     Na data de 26 de dezembro de 1919 foi promovido ao posto de Capitão e classificado na 2ª Companhia do 6º Batalhão de Engenharia, Batalhão Ferroviário.

     Por despacho, o Senhor (Sr) Ministro da Guerra, em 3 de janeiro de 1921, concedeu licença para prestar concurso a Intendente de Guerra e a 18 de março de 1921 foi mandado apresentar-se ao Estado-Maior do Exército, a fim de prestar o supracitado concurso a Intendente de Guerra, vindo a matricular-se em 27 de maio de 1921 na Escola de Intendentes.

     Em 6 de junho de 1921, foi transferido para o Quadro de Intendentes de Guerra, no posto de Major, sendo por esse motivo desligado do Quartel General da 1ª Região Militar.

     Foi promovido em 9 de agosto de 1922 ao posto de Tenente-Coronel, onde em maio do ano seguinte, apresentou-se na Escola de Intendência, sendo que na mesma data assumiu o respectivo Comando e, ainda em 14 de setembro de 1923, foi publicado ter sido promovido ao posto de en Felippe antonio xavier de barros, por merecimento.

     Em 1927, já como Coronel FELIPPE ANTONIO XAVIER DE BARROS foi nomeado Diretor de Intendência da Guerra e dois anos depois foi promovido ao posto de General de Brigada, assumindo efetivamente o cargo que vinha exercendo interinamente.

     Durante todo o período que esteve à frente da Diretoria Geral de Intendência da Guerra, e mesmo antes, o Exmo Gen Bda Int FELIPPE ANTONIO XAVIER DE BARROS desenvolveu importante trabalho na evolução do Serviço de Intendência, participando em eventos marcantes da História Militar do Brasil e contribuindo, decisivamente, na configuração do Exército Brasileiro, assim coube ao Gen Felippe a organização dos Serviços de Subsistência Regionais, entre os quais o Serviço de Subsistência Regional da 5ª Região Militar, criado através do Decreto nº 24.287, de 24 de maio de 1934, que foi a origem do atual 5º Batalhão de Suprimento. Em 1940 foi transferido para a reserva do Exército Brasileiro no Posto de General de Divisão deixando um legado de honra, trabalho, dedicação e amor ao Brasil e à intendência.

     Com um trabalho diligente e abnegado, demonstrou que a instituição se constrói com ações cotidianas, passos diários e dedicados de um caminhar na direção correta, o qual perpassa pelos elementos formadores e se faz presente até os dias atuais nas atividades do 5º Batalhão Suprimento, imprimindo o caráter de serviço contínuo e abnegado, necessários às atividades de suprimento, caráter do qual o Gen Div Int FELIPPE ANTONIO XAVIER DE BARROS tornou-se exemplo na história desta OM.

Fim do conteúdo da página