Na década de 30 do século passado, Curitiba com cerca de cinquenta mil habitantes, vivia um outono agradável e com temperaturas mais amenas, fruto da aproximação de mais um inverno.
Foi nesse cenário que, há 90 anos, iniciou-se a trajetória do 5º Batalhão de Suprimento. Mais precisamente, no dia 24 de maio de 1934 (Aniversário do Batalhão), através do Decreto nº 24.287, com a criação do Serviço de Subsistência Militar, unidade diretamente subordinada a 5ª Região Militar, que se estabelecera na Avenida João Negrão esquina com a atual Avenida Silva Jardim, onde permanece até os dias atuais.
Após três anos de sua criação, em 1937, a denominação da Unidade é alterada de Serviço de Subsistência Militar para Estabelecimento de Subsistência da 5ª Região Militar, permanecendo com essa denominação até 1949, quando recebeu o nome de Estabelecimento Regional de Subsistência da 5ª Região Militar.
Em Curitiba funcionavam os armazéns de forragens e re-embolsáveis e no município de Palmeira, na “Fazenda Baronesa”, eram cultivados os alimentos e criados os animais para abate que supriam as necessidades dos armazéns localizados na capital paranaense. Em 1976, o Serviço mudaria sua denominação para Depósito Regional de Subsistência.
Para atender o novo direcionamento das atividades logísticas e a nova estruturação da Força Terrestre, a 5 de dezembro de 1990, por meio da Portaria Ministerial Reservada nº 021, foram extintos o Depósito Regional de Subsistência/5 (DRS/5), o Depósito Regional de Material de Intendência/5 (DRMI/5) e o Depósito Regional de Material de Saúde/5 (DRMS/5), passando a constituírem juntos, nesta sede, o 5º Batalhão de Suprimento. Nesta transformação, o Batalhão assumira os encargos referentes às atividades desenvolvidas pelos extintos Depósitos Regionais.
O 5º B Sup teve sua composição atual finalizada em janeiro de 1992, com a incorporação da 2ª Companhia de Suprimento, que permaneceu na cidade de Palmeira, PR, após a extinção do Depósito Regional de Armamento e Munição da 5ª RM, com origem em 1947.
É hoje, o maior Batalhão Operacional do Sul do Brasil, contando com 18 milhões de metros quadrados, com sede central em Curitiba-PR e a 2ª Companhia de Suprimento em Palmeira-PR.
Esta tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro é subordinada diretamente à 5ª Região Militar, Região Heróis da Lapa, e é a responsável pelo suprimento de todas as Unidades Militares na área da 5ª RM, distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, cuja missão síntese é “Suprir as Organizações Militares apoiadas com precisão e oportunidade. E ainda, transportar e controlar de maneira eficaz o estoque de suprimento regional.”
Alimentos, Fardamentos e Equipamentos, Armamento e Munição, Material de Saúde e Viaturas, são os principais itens que fazem parte do fluxo constante de suprimento que são recebidos, gerenciados e fornecidos por este Órgão Provedor às 52 Organizações Militares e 19 Tiros de Guerra.
Para que o 5º B Sup cumpra sua atividade fim - o Suprimento, o Batalhão conta com profissionais comprometidos e em constante aperfeiçoamento. Nesse grupo, não se pode deixar de mencionar todos aqueles que já serviram no Aquartelamento da Ponte Preta, como carinhosamente é conhecido por seus antigos Comandantes, Oficiais e Praças, que, com o trabalho anônimo, trabalharam e trabalham para a evolução deste Órgão Provedor.
Por intermédio da Portaria nº 1.100, de 18 de julho de 2018, publicada no Boletim do Exército nº 30, de 27 de julho de 2018, foi concedida ao Batalhão a Denominação Histórica “Batalhão General Felippe Antonio Xavier de Barros”.
No passado, no presente e no futuro, nossa fonte inspiradora é o constante desafio de "Suprir sempre, cada vez melhor!"
Redes Sociais