(Palmeira – PR) No dia 22 de novembro, a Seção de Cães de Guerra da 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup), localizada na cidade de Palmeira/PR, recebeu a Visita de Orientação Técnica (VOT) da Seção de Remonta e Veterinária da 5ª Região Militar.
A VOT teve como objetivo verificar as condições higiênico-sanitárias e a capacidade operativa do efetivo animal; as instalações das Seções de Cães de Guerra; a gestão orçamentária e o emprego de recursos da Seção; a capacitação e o emprego do pessoal especializado; e, por fim, levantar as necessidades da OM.
Durante a visita, foi realizada a inspeção do score corporal, dentição, comportamento/temperamento e capacidade operativa atual de cada cão, do mais novo (04 anos) ao mais velho (08 anos). Também foram confrontados os dados do efetivo existente com os aditamentos da Chefia de Suprimento e do Sistema Pegasus e a preparação para o emprego dos recursos após os lançamentos no Sistema de Cadastramento de Necessidades Logísticas (Sis Cdtr Nec Log). Foram também avaliados os estoques de medicamentos, vacinas, ração e material de adestramento, quanto à quantidade, validade e controle.
O canil militar exerce relevante importância para a 2ª Cia Sup, subunidade cuja missão é armazenar toda munição e armamento utilizados pelas 52 Organizações Militares jurisdicionadas à 5ª Divisão de Exército, nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Neste contexto, a utilização de cães de guerra torna-se imprescindível para a segurança das instalações, em especial na guarda da área dos paióis de munição. “Cão de Guerra” é o termo utilizado para se referir a cães treinados especialmente para o emprego militar. Esses animais recebem treinamento para ações de combate, desenvolvem atividades que vão desde o patrulhamento e a guarda de instalações militares, até o faro para a busca de drogas e explosivos.
O 5º Batalhão de Suprimento (5° B Sup) possui um canil classificado como tipo III, atualmente com o efetivo de 12 animais das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois, adestrados por militares capacitados e treinados nas funções obediência, faro e proteção.
Redes Sociais