Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cadetes da AMAN realizam Estágio Preparatório de Corpo de Tropa
Início do conteúdo da página
  • Acessos: 838

 

CURITIBA (PR) - No período de 06 a 17 de março, o 5º Batalhão de Suprimento recebeu os cadetes RICARDO LUÍS SILVA GUERRA e JOÃO PEDRO FLORES DE FARIA, para a realização do Estágio Preparatório de Corpo de Tropa (EPCT) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Na AMAN, escola de ensino superior do Exército Brasileiro, situada na cidade fluminense de Resende, se formam mais de 400 cadetes por ano. Nesse contexto, o Estágio Preparatório de Corpo de Tropa, atividade obrigatória para o cadete do 4º ano, tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos e valores cultivados na AMAN.

Assim, no transcorrer das duas semanas de estágio, os cadetes tiveram a oportunidade de experienciar as tarefas da rotina administrativa desta Organização Militar, acompanhando as atividades das seguintes seções: Fiscalização Administrativa, Setor de Aquisições, Licitações e Contratos, Setor Financeiro, Setor de Material, Setor de Aprovisionamento, Seção de Transporte e Setor de Pessoal.

Outrossim, em razão da missão precípua do 5º B Sup, de apoio logístico às 52 Organizações Militares (OM) do Estados do Paraná e Santa Catarina, os estagiários puderam conhecer as atividades logísticas inerentes a um Órgão Provedor. Desta forma, os futuros oficiais se envolveram com o recebimento, a armazenagem e a expedição de variados materiais das classes I (material de subsistência), II (material de intedência), V (armamento e munição), VIII (material de saúde) e IX (motomecanização), compreendendo, ainda, o funcionamento de um Centro de Operações de Suprimento e a importância dos trabalhos do Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia no contexto da 5ª Região Militar.

Além disso, os cadetes desempenharam as funções de instrutor e monitor de Ordem Unida, de Treinamento Físico Militar e de outras previstas na Capacitação Técnica e Tática do Efetivo Profissional (CTTEP). Puderam, também, conhecer as atividades do 5º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército (5º CGCFEx) e de outras Unidades de apoio logístico da guarnição, como o 5º Batalhão Logístico (5° B Log), o Parque Regional de Manutenção (Pq R Mnt/5) e o 27º Batalhão Logístico (27 B Log).

Ainda, no escopo do Projeto Vem Ser Cadete, os estagiários proferiram palestras versando sobre as formas de ingresso nas Forças Armadas para os alunos do ensino médio de instituições de ensino da guarnição, como o Colégio Social Madre Clélica e o Colégio Vila Militar.

Deste modo, os futuros oficiais foram ambientados às funções do oficial subalterno em uma OM tipicamente logística por meio de sua inserção nos procedimentos e atividades, comuns e peculiares, exercidas pelo oficial do Serviço de Intendência.

 

 

 

  

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página