(Palmeira – PR) No dia 06 de outubro, a Seção de Cães de Guerra da 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup), localizada na cidade de Palmeira/PR, recebeu a Visita de Orientação Técnica (VOT) da Seção de Remonta e Veterinária do Comando da 5ª Região Militar.
A VOT teve por objetivo verificar as condições higiênico-sanitárias dos animais, realizar a inspeção dos cães, nos quesitos de escore corporal, dentição, comportamento/temperamento e verificar a capacidade operativa, do animal mais novo (04 anos) ao mais velho (08 anos). Também foram confrontados os dados do efetivo existente com os aditamentos da Diretoria de Abastecimento (D Abst) e do Sistema Pegasus.
O emprego dos recursos orçamentários alocados ao Batalhão também foi objeto de verificação, bem como os estoques de medicamentos, vacinas, ração e material de adestramento, nos quesitos quantidade, validade e sistema de controle.
O canil militar exerce relevante importância para a 2ª Cia Sup, subunidade cuja missão é armazenar os suprimentos Cl V (armamento e munição) fornecidos às 52 Organizações Militares subordinadas à 5ª RM, nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Neste contexto, a utilização de cães de guerra torna-se imprescindível para a segurança das instalações, em especial na guarda da área dos paióis de munição.
O 5º Batalhão de Suprimento (5° B Sup) possui um canil classificado como tipo III, atualmente com o efetivo de 12 animais das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois, adestrados por militares capacitados e treinados nas funções obediência, faro e proteção.
Redes Sociais