Curitiba (PR) No dia 19 de maio, o 5° Batalhão de Suprimento (5º B Sup) realizou, em cooperação com a 5ª Companhia de Polícia do Exército (5ª Cia PE) e a Superintendência de Trânsito da cidade de Curitiba (Setran), uma jornada de instruções sobre balizamento e fechamento de vias públicas.
Em razão da missão precípua de apoio logístico às 52 Organizações Militares (OM) subordinadas à 5ª DE/5ª RM, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, o 5º B Sup realiza, diariamente, o recebimento, a armazenagem e a expedição de variados suprimentos das classes I (material de subsistência), II (material de intendência), V (armamento e munição), VIII (material de saúde) e IX (motomecanização), entregues por fornecedores em diversos tipos de veículos, de diversos tamanhos e capacidades, ou então expedidos em viaturas militares. Para isto, é necessário a coordenação e controle do trânsito, principalmente na área externa do aquartelamento, de fundamental importância para a segurança do veículo, do pessoal e do material.
A destacada localização do Batalhão na área central da capital paranaense, em avenida com grande fluxo de veículos, impõe à OM a preparação e a capacitação dos militares para operar o movimentado trânsito de veículos civis e viaturas militares quando necessário. Nesse sentido, na fase de instrução teórica, foram ministradas instruções sobre sinalização, fluxo e legislação de trânsito. Na etapa subsequente, os militares passaram por um ensaio interno, reforçando a padronização de gestos e a execução de avisos sonoros com o apito de trânsito. Por fim, o efetivo de instruendos foi deslocado para a frente do Batalhão, entre o cruzamento das Avenida Silva Jardim e Rua João Negrão para a prática dos ensinamentos colhidos durante a jornada de aprendizado.
As instruções foram ministradas ao Pelotão de Segurança da Sede do Batalhão, composto por 01 oficial, 04 sargentos e 24 cabos/soldados.
Redes Sociais