Palmeira – PR No dia 06 de maio, a Seção de Cães de Guerra da 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup), localizada na cidade de Palmeira/PR, recebeu a visita técnica de graduandos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Unicesumar, Campus Curitiba.
A visita coordenada pela Professora Monique Paiva Campos, Médica Veterinária com doutorado em doenças infecciosas pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) - Fiocruz, teve como objetivo realizar a coleta de sangue nos cães que compõe o efetivo do canil, para a realização de testes hematológicos, entre eles hemograma, teste rápido e PCR para Leishmaniose Visceral, além da coleta de fezes para exame coproparasitológico.
A parceria firmada entre a 2ª Cia Sup e a Universidade traz beneficios para ambas as instituições. Para o Exército Brasileiro, os testes realizados certificam a sanidade dos animais, enquanto que do lado acadêmico, abre oportunidade para os alunos desenvolverem projetos de iniciação científica, além do treinamento prático dos alunos, seja na coleta de material, seja no laboratório de análises clínicas veterinárias.
O acordo estabelece que, sempre que houver necessidade e a juízo do médico veterinário responsável técnico pelo canil militar, pode ser solicitado junto ao hospital veterinário da universidade, a realização de exames laboratoriais ou procedimentos de maior complexidade nos cães, incluindo cirurgias.
O canil militar exerce relevante importância para a 2ª Cia Sup, subunidade cuja missão é armazenar toda munição e armamento utilizados pelas 52 Organizações Militares subordinadas à 5ª RM, nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Neste contexto, a utilização de cães de guerra torna-se imprescindível para a segurança das instalações, em especial na guarda da área dos paióis de munição.
“Cão de Guerra” é o termo utilizado para se referir a cachorros treinados especialmente para o emprego militar. Esses animais recebem treinamento para ações de combate, desenvolvem atividades que vão desde o patrulhamento e a guarda de instalações militares, até o faro para a busca de drogas e explosivos.
O 5º Batalhão de Suprimento (5° B Sup) possui um canil classificado como tipo III, atualmente com o efetivo de 13 animais das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois, adestrados por militares capacitados e treinados nas funções obediência, faro e proteção.
Redes Sociais