Curitiba (PR) – No período de 04 a 06 de maio, o 5° Batalhão de Suprimento (5º B Sup) promoveu o curso de trabalhos de Operação de Drones, em parceria com o Sindicato Rural da cidade Palmeira e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP-PR).
O curso foi realizado nas dependências da 2ª Companhia de Suprimento (2ª Cia Sup), distante cerca de 80 km da capital paranaense e teve como finalidade a formação de militares para a operação com drones, objetivando o monitoramento da área da subunidade.
Com carga horária de 24 horas, o treinamento foi ministrado pelo professor Rafael Andrzejewski, do Sistema FAEP, dividido entre instruções teóricas e práticas. Na teoria foram abordados assuntos tais como: tipos de aeronaves, detalhamento de componentes e sensores dos modelos de asa rotativa, boas práticas de segurança, exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgãos reguladores dessa atividade no Brasil. Na parte prática foram ensinadas as técnicas de pilotagem, onde os 10 militares instruendos realizaram vôos manuais e autônomos.
A 2ª Cia Sup possui uma área de aproximadamente de 17.000 quilômetros quadrados, localizada na área rural de Palmeira. Têm como principal função receber, armazenar, controlar e distribuir toda a munição e armamento utilizados pelas organizações militares do Exército Brasileiro subordinadas à 5ª RM, nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Diante desta importante missão da subunidade, a utilização de drone é de grande relevância para a manutenção da segurança orgânica do quartel e para o monitoramento de possíveis invasões em toda a sua extensa área.
Redes Sociais