Curitiba (PR) –No dia 11 de agosto, o 5º Batalhão de Suprimento prestou apoio ao Curso de Logística da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), localizada na cidade do Rio de Janeiro.
O efetivo de instruendos, composto por 32 capitães de Material Bélico e 60 de Intendência, das turmas de 2011, 2012 e 2013, realizaram o Exercício de Operações Ofensivas no terreno, nas instalações da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Suprimento (2ª Cia/5º B Sup), situada na área rural da antiga “Fazenda Baronesa”, na cidade de Palmeira (PR), localizada a uma distância de 90 quilômetros de sua sede em Curitiba.
No exercício, foram realizadas simulações de uma BLB (Base Logística de Brigada) para o Ataque e Manutenção dos Objetivos, no terreno da região da “Fazenda Baronesa”, maior área de um Batalhão Operacional do país, com aproximadamente 17.000.000 m², proporcionando aos instrutores e instruendos, um treinamento de grande rendimento.
Foram abordados conceitos logísticos e observados In loco, a 2ª maior área de empaiolamento do país, os capitães alunos puderam assistir a demonstração do acionamento de um moderno sistema de bloqueador de drones que coloca o 5°Bsup em posição ímpar dentro do campo da segurança orgânica de materiais bélicos. O equipamento por ter a capacidade de funcionar de forma móvel constitui-se como uma excelente ferramenta adicional na defesa de uma BLB, no contexto das operações terrestres.
Ao final houve um congraçamento entre o 5º BSup e os Oficiais da ESAO, com um almoço na parte histórica da Fazenda Baronesa que reúne artefatos e materiais de emprego militar de todo país que rememora antigas áreas de apoio logístico da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial.
Redes Sociais