Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 2ª Cia Sup adquire bloqueador de drones
Início do conteúdo da página
  • Acessos: 844

 

Curitiba (PR)No dia 25 de janeiro o 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup), em Curitiba/PR, adquiriu através de licitação pública e passou a operar o serviço de detecção e bloqueio de drones invasivos, em prol da segurança da área administrativa e área de empaiolamento da 2ª Companhia de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup).

A 2ª Cia Sup/5º B Sup, localizada na região de Palmeira PR, é uma importante Subunidade do Exército tendo como principal função receber, armazenar e distribuir toda munição e armamento utilizados pelos 51 quartéis da 5º Região Militar (5ª RM), nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Em consequência dos avistamentos constantes de drones próximos a área de empaiolamento da 2ª Cia Sup, área esta sensível que necessita constantemente de segurança, houve a necessidade de adquirir meios tecnológicos capazes de inibir a aproximação de drones, muitos desses com alta performance, aptos a filmar e fotografar em alta resolução. Com os meios que a 2ª Cia Sup possuía, não era possível impedí-los. Através de vários estudos, foi concluído que o método mais eficaz para inibir a aproximação destes era a implantação do bloqueador de drones, sendo que a atual aquisição põe a 5ª RM em posição ímpar dentro do campo da segurança orgânica de materiais bélicos.

 Com a aquisição do equipamento em tela, a 2ª Cia Sup fica em condições de detectar e bloquear eventuais sobrevôos de drones suspeitos ou não autorizados, que possam comprometer a segurança orgânica da Subunidade. O equipamento funciona também de forma móvel, possibilitando assim seu emprego em exercícios ou operações reais realizados pelas demais Organizações Militares da 5ª Divisão de Exército. Após a instalação foram realizados diversos testes em campo a fim de verificar a eficiência e eficácia do equipamento e este se provou ser uma ferramenta altamente valiosa em prol da defsa dos interesses estratégicos e da promoção das capacidades da Força Terrestre, tendo equipamento se mostrado eficiente, bloqueando os Drones antes mesmo de chegarem próximos aos arredores da área de empaiolamento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página